A “Kenmare Resources”, companhia exploradora das areias pesadas de Moma em Moçambique, afirma que a produção do titânio no projecto em curso naquele ponto do país aumentou em oito por cento na segunda metade de 2010, em comparação com a primeira do mesmo ano.
O projecto de Moma, de capitais irlandês, possui uma das maiores reservas mundiais de titânio e está cotado nas Bolsas da Irlanda e Londres.
Segundo uma declaração da Kenmare, a produção de titânio concentrado subiu para 496.190 toneladas no período entre Julho e Dezembro de 2010. O ilemenite aumentou para 12 por cento enquanto o zircão atingiu, no período em referência, 21 por cento.
“A produção mostra um bom desempenho, dado que as operações mineiras estiveram interrompidas por um mês na sequência da ruptura de tubos de canalização de água para a lagoa de processamento primário das areias pesadas, em Outubro de 2010”, refere a declaração da Kenmare.
A Kenmare afirma também que trabalhos foram feitos visando garantir que um incidente igual não se repetisse e a mineração reatou em Novembro, estando a operar na sua capacidade máxima desde o último quarto de 2010.
Até há bem poucos meses a Kenmare previa uma escassez de titânio no mercado mundial a partir do presente ano, razão pela qual a companhia preparava-se para aumentar a sua produção para cobrir o défice.
“Não existem razões para não expandir, expandir e expandir a produção à medida que a demanda for aumentando …nós esperamos produzir mais do que o dobro daquilo que estamos a produzir actualmente”, disse uma fonte da empresa.
Nos últimos tempos, a Kenmare registava também um forte crescimento na demanda, aliado ao facto de muitas minas que ainda se encontram operacionais em várias partes do mundo estarem a beira do fim do seu ciclo de vida, razão pela qual coloca-se o desafio de preencher o vazio no mercado de titânio e, por seu turno, isso vai conduzir a um aumento de preços.
“Esperamos uma pequena subida de preços em 2010, mas a partir de 2011/2012 prevemos uma escassez de titânio”, disse fonte da Kenmare, para de seguida acrescentar “a demanda está directamente associada ao crescimento económico mundial … e já começamos a notar isso através dos inquéritos dos consumidores”.
A mina de Moma, que possui uma das maiores reservas de areias pesadas do mundo, atingiu o seu ponto crítico de vendas, ou seja o montante de vendas necessário para cobrir os custos totais, em Maio de 2009.
Refira-se que a mina de Moma possui actualmente uma capacidade instalada para produzir cerca de 800.000 toneladas por ano de ilmenite, incluindo 47.000 toneladas de zircão e 18.000 de rutilo, equivalente a cerca de sete por cento da demanda mundial.