O POSTO administrativo de Netia, em Monapo, província de Nampula, reivindica a sua elevação à categoria de distrito. João de Castro, respectivo chefe do posto, diz que o mesmo reúne condições socioeconómicas e infra-estruturais, para que seja reconhecido como tal, pois tanto em termos de território como de população habitante, ultrapassa muitos distritos do país.
Netia possui uma população estimada em 123 mil habitantes, número que representa 40 porcento do total da população do distrito, que é de pouco mais de 304 mil. Consta igualmente que aquele universo populacional é maior que de alguns distritos como é o caso Nacala-a-velha, Muecate e outros.
“Conforme se pode depreender, gente é coisa que Netia tem demais”, referiu de Castro.
No contexto económico, apontam-se as potencialidades agrícolas daquele posto administrativo no que se refere, essencialmente, à produção de algodão, oleaginosas e culturas alimentares.
O posto administrativo de Netia possui, igualmente, um parque industrial aceitável. Para além Matanuska, empresa de produção industrial de banana, que emprega mais de duas mil pessoas, existe a refinaria de óleo alimentar do Grupo Issufo Nurmomade, as fábricas de processamento de algodão, sisal, pequenas unidades de farináceo e, a médio prazo, a de fiação de algodão.
Da parte de alguns residentes daquela região, a ideia de passa-la à categoria de distrito, deriva das longas distâncias que as comunidades são obrigadas a percorrer para a sede distrital localizada em Monapo. Qualquer um que queira tratar de questões administrativas, saúde e outras na sede do distrito tem de percorrer mais de 50 quilómetros, atravessando uma imensa porção do território que faz o distrito de Meconta (Netia/Namialo/Monapo).
Alguns populares por nós entrevistados, acreditam mesmo que a elevação de Netia à categoria de distrito, representaria um ganho não só para as populações como também para o próprio Governo.
De referir que a solução da reivindicação dos netiense, poderá acontecer quando o Governo materializar o seu projecto de revisão da divisão administrativa no país, que prevê a criação de novos postos administrativos o que, provavelmente, poderá permitir a elevação de alguns dos actuais a nível de distrito.
Lembre-se que o Ministério da Administração Estatal (MAE) identificou, no ano passado, e já veio a público informar que brevemente o país passará a contar com mais 10 distritos. Para o efeito, foram já elaboradas propostas para a nova divisão administrativa com o intuito de aproximar os serviços básicos e os centros de decisão das populações não se sabendo, no entanto, se Netia está contemplado.
Para além dos 10 novos distritos, também vão nascer novas localidades, postos administrativos e outras áreas, cujo número não se especifica. Actualmente o país tem 128 distritos.