Fortaleza São Sebastião
Revela o ministro moçambicano da Cultura, Armando Artur
O governo moçambicano necessita de mais de dois milhões de dólares americanos para concluir o processo de reabilitação da Fortaleza São Sebastião, na Ilha de Moçambique.
Segundo Armando Artur, ministro da Cultura, para desenvolver este projecto, o governo vai contar com o apoio dos de parceiros internacionais, com destaque para UNESCO.
A Fortaleza, já beneficiou da primeira fase de reabilitação, iniciada há sensivelmente três anos, num projecto que abrangeu algumas áreas, facto que, segundo fontes ligadas ao projecto, contribuiu na redução do estado de degradação.
Armando Artur, que visitou esta semana a Ilha de Moçambique, mostrou-se preocupado como actual estado em que se apresenta aquela que foi declarada Património Mundial da Humanidade.
Falando em conferência de imprensa, o titular da pasta Cultura referiu, igualmente, que o seu governo está a redobrar esforços no sentido de concluir o processo de construção de monumentos, em memória do primeiro Presidente de Moçambique
Independente, Samora Moisés Machel, em todas as capitais provinciais.
Samora Machel perdeu a vida em 19 de Outubro de 1986, num acidente aéreo, em Umbuzine, na África do Sul, quando regressava de mais uma missão diplomática, na República da Zâmbia.
WAMPHULA FAX – 07.01.2011