O ALEGADO mau desempenho da administradora do distrito de Mecubúri, na província de Nampula, Nerina Bustan John, levou a população local a pedir, ontem, ao governador Felismino Tocoli a sua imediata substituição.
Segundo Alberto João, um cidadão que interveio num comício popular realizado na localidade de Nahia, “a administradora está sempre ausente do distrito, permanecendo mais tempo na cidade-capital provincial”.
Segundo Miranda António, outro interveniente, a anarquia instalou-se em alguns sectores públicos, como é o caso da Saúde.
“Quando levamos os nossos familiares doentes ao Centro de Saúde Distrital exigem-nos que compremos uma vela para iluminação das enfermarias. Perante esta exigência, eu pergunto: para onde é encaminhado o dinheiro do Orçamento do Estado destinado à rubrica dos consumíveis?, questionou aquele cidadão, agastado com a situação.
Outros cidadãos que também pediram para falar denunciaram igualmente outras anomalias na governação, como é o caso do mau estado de conservação e higiene que se verifica em muitos locais públicos.
Em resposta, o governador Felismino Tocoli assegurou que o seu gabinete irá investigar as denúncias feitas, sublinhando que todo o processo será encaminhado e conduzido dentro das normas vigentes na Administração Pública.
- Assane Issa