A manifestação do D´Jambi realizada na escola secundária de Guadalupe que a TVS filmou mas não publicou, terá alegadamente segundo os professores e a direcção da escola, aliviado a pressão dos espíritos que incomodavam os alunos.
Há cerca de 5 meses que as actividades educativas na principal escola secundária do distrito de Lobata, estava comprometida alegadamente por causa de espíritos que se apossavam dos alunos.
Por causa da força dos espíritos que se manifestavam no local, os pais e encarregados de educação aconselhavam os seus filhos a não frequentarem a escola.
O problema se arrastava no tempo, sem qualquer solução seja a nível político ou científico. Os pais e encarregamos de educação dos alunos, criaram uma comissão, que decidiu realizar o D´Jambi, como forma de afugentar os espíritos que se apossavam das crianças.
Segundo Homito Carvalho, professor de educação visual, a manifestação
realizada há cerca de 15 dias, trouxe tranquilidade a escola
secundária de Guadalupe. «Estamos aqui hoje a ministrar conhecimentos
sobre as cores quentes e frias, sem qualquer problema. A participação
dos alunos é boa. Depois da realização do D´Jambi, as coisas
melhoraram», assegurou o professor.
Tranquilidade confirmada também pelo Director da Escola. «Temos aqui todos os alunos. Também os professores estão a trabalhar sem qualquer problema. Já nesta terça feira vamos começar com a avaliação sumativa.
Tudo normal», garantiu o Director Jorge de Mascarenhas.
O Director confessou que a escola viveu momentos turbulentos, por causa dos espíritos que se apossavam dos alunos. «Os pais acreditaram
que com a realização do d´Jambi, poderia-se resolver a questão. O facto é que depois da realização do d´Jambi, estamos a funcionar normalmente», frisou.
O d´Jambi é uma manifestação tradicional são-tomense, em que um curandeiro combate contra os alegados espíritos imundos que alegadamente perturbam as pessoas. Há cerca de 15 dias, a comissão dos pais, promoveu o d´Jambi no quintal da escola. No local ainda são visíveis as cinzas que sobraram do fogo que animou a puita do D´Jambi.
No quintal da escola, existe um poste que conduz energia de alta tensão em Guadalupe. O curandeiro contratado para comandar o D´Jambi, morreu depois de ter trepado o poste de electricidade de onde caiu fatalmente.
Os professores e habitantes de Guadalupe, garantiram ao Téla Nón que a TVS-Televisão Pública, esteve presente no acto, tendo filmado toda a
manifestação, mas não divulgou a notícia. Por outro lado, fontes da TVS confirmaram ao Téla Nón que o trabalho foi realizado, mas posteriormente surgiram orientações superiores segundo as quais, o assunto não poderia ser de domínio público.
Certo é que para já paz e tranquilidade regressaram a principal escola secundária do distrito de Lobata, onde estudam mais de 800 alunos da quinta a nona classes. Um assunto que nos últimos meses provocou preocupação em Guadalupe e no país em geral.
Abel Veiga
Tela Non – 09.02 2011