Cerca de trinta empresários de Moçambique participam de 25 a 29 do corrente na sétima encontro África/Índia, a ter lugar na capital indiana, Nova Deli, disse à macauhub em Maputo fonte do Centro de Promoção de Investimentos (CPI).
A deslocação à Índia é promovida pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), instituição que agrupa várias associações empresariais, pelo Centro de Promoção de Investimentos (CPI), Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (Gazeda) e pelo Instituto de Promoção de Exportações (Ipex).
Empresas indianas tem vários interesses empresarias em Moçambique, entre eles, na área do carvão (em Moatize, província de Tete), indústria, telecomunicações, industria ligeira e caminhos-de-ferro.
A delegação moçambicana será chefiada pelo primeiro-ministro, Aires Ali, pretendendo os empresários que irão participar na reunião explorar oportunidades de negócios nas áreas da construção, energia, agricultura e agro-indústria, industria farmacêutica e cuidados de saúde, turismo, transporte e comunicações, recursos minerais, tecnologias de informação e comunicação, educação, água e saneamento, entre outros.
O encontro de 2011, subordinado ao lema “Criando possibilidades: Gerando valor”, visa criar e proporcionar uma plataforma de encontro entre órgãos de tomada de decisão dos países africanos, agências financeiras multilaterais, regionais e nacionais e empresas indianas.
Macauhub – 23.03.2011