Sirte, onde nasceu o líder líbio, é bombardeada por coalizão e palco de confrontos entre oposição e forças pró-regime
O avanço rebelde em direção a oeste da Líbia foi repelido nesta segunda-feira por uma barreira de tanques e fogo de artilharia de forças que guardam Sirte, um dos mais cruciais bastiões de apoio ao coronel Muamar Kadafi e fundamental para alcançar a capital do país, Trípoli.
Após um rápido avanço no domingo, quando tomaram em um só dia quatro cidades - Ajdabiya, Ras Lanuf, El Aguila e Ben Jawad -, os rebeldes viram seu caminho interrompido por forte resistência em Nafauliya e no Vale Vermelho, apesar de na madrugada desta segunda-feira terem considerado que tomariam o controle de Sirte após intensos bombardeios das forças da coalizão internacional. Com o domínio de Ras Lanuf e Brega, os rebeldes controlam todos os principais terminais de petróleo no leste da Líbia.
“O regime ainda supera muito as forças militares da oposição", disse o general Carter F. Ham, o principal americano na operação da coalizão, em uma mensagem de email enviada nesta segunda-feira. “O regime possui a capacidade de se recuperar rapidamente. O poder aéreo da coalizão é o principal motivo para isso não ter acontecido."