Moçambique vai beneficiar de uma linha de crédito de 20 milhões de dólares norte-americanos da Índia, no âmbito de um acordo assinado hoje na capital indiana pelo Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Aires Ali.
Antes da assinatura do acordo de crédito, com o Ministro indiano do Comércio, Anand Sharma, Aires Ali encorajou os empresários indianos a apostarem mais fortemente no mercado moçambicano e africano, em geral, como parte do esforço de revitalização da economia do continente.
“África está fortemente comprometida com a promoção das iniciativas do sector privado e a cooperação Sul-Sul é uma máquina fundamental para o crescimento económico e erradicação da pobreza nos nossos países”, sublinhou.
A Índia, acrescentou o Primeiro-Ministro moçambicano, é um parceiro importante no processo de desenvolvimento económico de África, pois o seu envolvimento pode contribuir para a diversificação das fontes de investimento no continente.
“As multinacionais indianas, pequenas e médias empresas já estão a investir em África e os resultados são encorajadores. Gostaríamos de reiterar o nosso convite caloroso aos homens de negócios indianos para investirem fortemente em África”, disse Aires Ali.
Por seu turno, Anand Sharma considerou que a parceria África-Índia será um importante marco no século XXI.
“Queremos reafirmar a solidariedade com África. O nosso compromisso é trabalhar em conjunto com África”, enfatizou Anand Sharma.
As declarações dos dois governantes foram feitas no âmbito do VII Conferência do Projecto de Parceria Índia e África, que decorre na capital indiana, Nova Deli.
PM AGRADECE A INDIA POR SALVAR MOCAMBICANOS
Aires Ali agradeceu “profundamente à Índia” por ter resgatado 12 dos 19 moçambicanos sequestrados por piratas somalis em Dezembro passado, reiterando a necessidade da cooperação internacional no combate à pirataria.
Uma força naval indiana confrontou-se este mês com piratas somalis a bordo do navio pesqueiro de bandeira moçambicana Vega 5, salvando 12 dos 19 moçambicanos que haviam sido capturados.
Na operação, desapareceram sete moçambicanos pertencentes à Pescamar, empresa de capitais moçambicanos e espanhóis.
Falando na capital indiana, na abertura de uma conferência económica sobre Índia e África, o PM endereçou os agradecimentos do seu Governo à Índia pela ação que permitiu o resgate dos 12 moçambicanos.
“Deixem-me expressar o nosso profundo apreço ao Governo da Índia pela acção realizada pelas suas forças navais, que culminou com o resgate de 12 moçambicanos sequestrados”, disse Aires Ali.
A intervenção da marinha indiana, considerou o PM, é prova da cooperação internacional na luta contra o crime transnacional.
“Em Moçambique e dentro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estabelecemos um mecanismo de coordenação para fortalecer a guerra contra a pirataria. Acredito que a Índia vai continuar a apoiar o nosso Governo e a SADC nesse campo”, frisou Aires Ali.
Lusa/aim/sn
AIM – 28.03.2011