Combates entre forças pró e contra o líder líbio, o coronel Muamar Gaaddafi, estão a registar-se esta quarta-feira na cidade de Brega, no leste do país, onde fica localizada uma refinaria de petróleo.
Segundo a televisão estatal líbia, forças governamentais assumiram o controle do aeroporto e do porto de Brega. Já os integrantes da oposição alegam ter repelido um ataque e dizem controlar o centro da cidade.
Na cidade de Ajdabiya, a 70 km de Brega, o correspondente da BBC John Simpson diz que o clima é de tensão. A população espera a qualquer momento um ataque das forças leais a Gaddafi na cidade, que é controlada pelos opositores.
O correspondente da BBC diz, no entanto, que uma ofensiva na cidade não parece ser iminente, devido aos combates que ainda ocorrem em Brega.
Simpson adianta que dois ataques aéreos realizados por um piloto pró-Gaddafi foram realizados na manhã desta quarta-feira num depósito de armas localizado nos arredores de Ajdabiya. Nenhum dano sério teria sido causado pela acção.
Apelo da ONU
A ONU fez um apelo por uma retirada em massa de pessoas que estão a tentar atravessar a fronteira entre a Líbia e a Tunísia, alegando que a situação na região atingiu "um ponto crítico".
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, disse que milhares de vidas estão em risco.
A Tunísia já teria recebido 75 mil pessoas vindas da Líbia desde o início da crise no país vizinho, e outras 40 mil pessoas ainda estariam à espera para atravessar a fronteira.
BBC – 02.03.2011