A Autoridade Monetária de Macau adquiriu mais títulos de dívida soberana de Portugal, disse terça-feira em Macau o presidente do organismo, Anselmo Teng, que não excluiu novas aquisições.
“Adquirimos este ano alguns (títulos da dívida portuguesa) em diferentes montantes e através de leilões públicos. A última aquisição ocorreu muito recentemente, antes da demissão do primeiro-ministro José Sócrates”, disse Teng que, no entanto, se escusou a divulgar os montantes envolvidos na operação.
Anselmo Teng deixou em aberto a possibilidade de a instituição a que preside voltar a adquirir novas obrigações portuguesas ao salientar que se a “oportunidade for boa, o organismo voltará a ponderar comprar mais”.
“Temos estado a acompanhar de perto a evolução do mercado internacional, incluindo o mercado europeu. Quando encontrarmos boas oportunidades, vamos analisá-las para decidirmos avançar ou não”, acrescentou.
Macau adquiriu pela primeira vez títulos de dívida portuguesa em Janeiro último na sequência da deslocação ao território, em Setembro, do ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, e em Novembro do primeiro-ministro José Sócrates.
A Autoridade Monetária de Macau conta ainda na sua carteira de activos com títulos do tesouro norte-americano, do Reino Unido, Austrália, Canadá e Hong Kong.
Estas aplicações inserem-se na política de diversificação dos investimentos da Reserva Cambial de Macau, que contabilizava 190,2 mil milhões de patacas (23,26 mil milhões de dólares) no final de 2010, mais 29,8 por cento do que no final de 2009.
Macauhub – 30.03.2011