O CHEFE do Estado, Armando Guebuza, nomeou ontem o jurista Hermenegildo Gamito para o cargo de presidente do Conselho Constitucional.
Num outro comunicado, o Presidente da República nomeou os académicos Orlando António Quilambo e Ana Maria da Graça Mondjana para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
Gamito sucede no Conselho Constitucional ao juiz Luís Mondlane, que renunciou ao cargo na sequência de alegações de corrupção na gestão da instituição. Até à data da nomeação, o advogado Hermenegildo Gamito era presidente dos Conselhos de Administração do First National Bank Moçambique e da Moçambique Companhia de Seguros, membro do Conselho de Administração da Vodacom Moçambique e presidente da Associação Moçambicana de Bancos, para além de advogado na sociedade H. Gamito, Couto, Gonçalves Pereira, Castelo Branco e Associados.
O antigo presidente do Conselho Constitucional, Luís Mondlane, renunciou ao cargo a 17 de Março, na sequência das denúncias de gestão danosa. Uma comissão de inquérito integrando juízes deste órgão foi incumbida de investigar tais alegações. Mondlane, na ocasião, justificou a renúncia alegando interesse de contribuir para a salvaguarda da paz e estabilidade do país, abrindo espaço à consolidação da democracia e do Estado de Direito democrático.
Orlando Quilambo, que era vice-reitor da UEM, substitui o padre Filipe Couto, em fim de mandato de três anos à frente da maior instituição do Ensino Superior do país, e que decidiu não se recandidatar.
Ana Maria Mondjana, por sua vez, era docente dos cursos de licenciatura e pós-graduação na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM.