A FRELIMO saúda e felicita os cristãos de todo o mundo, em particular do nosso país, por ocasião da Páscoa, frisando que a celebração “é um momento de reflexão e de reforço dos valores do amor ao próximo, justiça, solidariedade e cultura de paz”.
Numa mensagem ontem distribuída em Maputo, o partido no poder considera que a solidariedade deve continuar a ser promovida como cultura e prática regulares, através de apoio a criança e idosos, acções voluntárias de benefício social para os compatriotas mais necessitados.
“A paz é condição para que os ideais de liberdade, igualdade e solidariedade possam concretizar-se. A paz é também uma condição para que possam realizar-se os objectivos da democracia, segurança, estabilidade, cooperação e desenvolvimento. A Frelimo é contra todo o tipo de violência e defende o diálogo como mecanismo privilegiado para a resolução de conflitos. A Frelimo promove o respeito pelas instituições e desenvolve acções que contribuem para a prevenção e resolução pacífica de conflitos”.
Num outro desenvolvimento, lê-se na mesma mensagem que a Frelimo defende o fortalecimento das instituições vocacionadas a promover a justiça e dirimir conflitos como meio de prevenir a perturbação da harmonia social, encorajando ainda as confissões religiosas a continuarem a participar activamente no desenvolvimento do país e, em particular, na educação, na saúde, na resolução dos problemas da sociedade, no interesse pela harmonia da família moçambicana, na consolidação da paz e pela defesa dos valores morais e éticos da sociedade.
“A Frelimo exorta os cristãos a fazer das celebrações da Páscoa um momento de reforço da cultura de paz, harmonia social e a unidade nacional”.