A cerimónia da inauguração do Estádio Nacional do Zimpeto, que paralisou Maputo no sábado passado, foi, sem dúvida, um momento de festa para a maioria das pessoas que ocorreram ao local e não só, mas foi também manchada por alguns acontecimentos desdenhosos.
Queda de cadeiras
O estádio inaugurado no sábado pelo Presidente da República é a mais moderna e complexa infra-estrutura desportiva do país construída no período pós-colonial, mas a verdade manda dizer que a qualidade dos materiais é duvidosa. Uma grande quantidade de cadeiras do estádio, no próprio dia da inauguração, partiu-se.
No sector reservado aos espectadores VIP’s do estádio, onde parte dos elementos da reportagem do Canalmoz esteve acomodada durante a cerimónia da inauguração daquele empreendimento, foi vergonhosa a situação que se passou. Cadeiras que pela primeira vez eram usadas desmoronavam em bloco, precipitando os tais VIP’s para o chão.
O desmoronamento de cadeiras aconteceu um pouco por todas as bancadas. Não se pode falar em números de cadeiras que se partiram, mas é verdade que todo o espectador que esteve no estádio nacional ou caiu, ou viu alguém a cair ao seu lado, devido a queda de cadeiras.