A BAÍA de Pemba, representada pelo responsável de Marketing e Relações Públicas da Associação Cabo Delgado em Movimento, Valige Tauabo, participou esta semana no 7º Congresso do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, que se realizou na baía de Siné Saloum, na região de Toubacouta, na República do Senegal.
Valige Tauabo confirmou que no encontro a baía de Pemba reiterou a sua intenção de acolher o congresso do clube, a realizar-se em 2013, lembrando que ela faz parte desta agremiação depois da sua admissão em Maio de 2009, em reunião do género, que teve lugar em Setúbal, Portugal, a corresponder à sua candidatura, lançada na reunião magna que teve lugar na Praia do Rosa, na República Federativa do Brasil, em 2007.
Valige Tauabo justificou a ausência de elementos representando o próprio município com as dificuldades financeiras prevalecentes e com o facto de que os assuntos em carteira, desta vez, eram de alguma forma práticos, que não careciam de tratamento mais estratégico e estrutural, podendo ser enfrentados por quem lá estivesse em representação da baía de Pemba.
Dificuldades de ordem financeira e de índole organizacional terão ditado, igualmente, que Pemba não estivesse representado no congresso anterior, que teve lugar em Maio do ano passado, na baía de Nhã Trang, no Vietname.
“O que se foi fazer desta vez foi manter a nossa intenção de Pemba acolher o congresso do clube em 2013, para o que precisaremos de aumentar o caudal de marketing a esse respeito e fomos pagar a nossa quota, para que estejamos em pé de igualdade com as outras baías do clube, do ponto de vista de direitos estatutários”, disse Valige Tauabo.
Por outro lado, a Baía de Pemba levava o mandato de votar, visto que o congresso era electivo, o que trouxe novas caras a este prestigiado grupo de países detentores dos mais belos recortes oceânicos, que junta à sua volta interesses de preservação histórico-cultural e ambiental, entre outras acções, contra a destruição dos valores autóctones.
Fazem parte do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, Moçambique, através da Baía de Pemba, Marrocos, por via da Agadir/Taghazout, Cabo Verde, por causa de Mindelo, África do Sul, em função da False Bay, Cap Town, Madagáscar, com Diego Suarez e Senegal, em razão da baía de Siné Saloum, que acolheu o congresso que terminou quinta-feira.
Os restantes países com baías que fazem parte deste clube à escala planetária, que conta com o apoio da UNESCO, são a França, Turquia, Vietname, Portugal, Estados Unidos da América, Índia, Irlanda, México, Montenegro, Filipinas, Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Espanha.
Há, porém, países com mais de uma baía inscrita no Clube das Mais Belas do Mundo, como são os casos da França, com três, número ao do Vietname, que conseguiu meter mais uma no congresso de Nhã Trang no ano passado e África do Sul, com duas.
O programa do congresso do Senegal, na posse do “Notícias” para além da eleição de novos corpos gerentes, previa ainda a introdução de mais uma baía no Clube das Mais Belas do Mundo, Cambodja and Grikos Bay (Ilha de Patmos).
- Pedro Nacuo