O POETA-mor e herói nacional José Craveirinha é homenageado hoje, através de um sarau de poesia alusivo ao seu 89º aniversário natalício. A evocação terá lugar na Casa-Museu de Craveirinha, no Bairro da Mafalala, em Maputo, a partir das 15.00 horas.
Esta manifestação cultural constitui o seguimento do programa comemorativo de aniversário de Craveirinha iniciado quinta-feira última no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), com o relançamento da obra “Maria”, editada pela primeira vez em 1988.
Calane da Silva, Pedro Muiambo, Sónia Sultuane, entre outros escritores, farão parte do evento como convidados especiais, para além dos declamadores dos grupos Poetas D´Alma, do Instituto Cultural Moçambique-Alemanha (ICMA), Nkaringana Arte e os da Associação Cultural Kuphaluxa.
Recorde-se que José Craveirinha nasceu a 28 de Maio de 1922.
Além da homenagem ao poeta, o fim-de-semana será igualmente preenchido pela festa musical dos irmãos Will e Aníbal, que protagonizam hoje, no Teatro Avenida, um concerto para assinalar a passagem de mais um aniversário natalício.
Para o concerto, os gémeos Will e Aníbal convidaram outros artistas, como sejam os casos do grupo coral Majeschoral, Alvim Cossa e Cândida Mata (Candinha).
Na ocasião, será também inaugurada uma exposição do artista plástico Noel Langa.
Will e Aníbal nasceram a 28 de Maio de 1951 na província sul-africana do Natal, na localidade de Ngwavuma, onde a família encontrava-se a viver.
É também a partir de hoje que começa na capital do país o festival de Teatro de Inverno, certame que irá decorrer até 26 de Junho próximo.
As salas do Teatro Mapiko – Casa Velha e o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) foram escolhidas para acolher os espectáculos com duas sessões diárias ao longo dos próximos fins-de-semana.De referir que o festival será inaugurado pelos grupos Girassol e Lareira, com as peças “Estes Miúdos de Agora” e “A Cavaqueira do Poste”, respectivamente.