A presidente da Liga dos Direitos Humanos, Alice Mabota, também esteve lá para lançar as suas habituais críticas. Numa das suas intervenções, falou da usurpação de terras por elites do partido Frelimo, incluindo o próprio chefe de Estado, Armando Guebuza, que também é presidente da Frelimo. Em seu jeito característico, sem papas na língua, Alice Mabota disse que os terrenos estão a acabar a favor da elite da Frelimo. Disse ainda que “já não é novidade perguntares por um terreno e ser informado que o mesmo já é propriedade de Armando Guebuza, presidente da República, ou de um outro membro influente do partido no poder”.
O Governo esteve sexta-feira na Conferência Nacional do Parlamento Juvenil (PJ), que teve lugar em Maputo, para explicar as diferentes políticas públicas que envolvem a juventude. A falta de emprego, habitação e exclusão social constituíram a tónica dominante dos debates, que contaram, para além do Governo, com a presença de académicos, membros da sociedade civil e jovens de quase todo o País.
Segundo o presidente do PJ, Salomão Muchanga, o objectivo da conferência era activar o diálogo sobre o desenvolvimento do País, para apoiar a implementação de políticas favoráveis à juventude que realmente funcionem tendo em consideração as várias dimensões da pobreza e desenvolvam um debate nacional sobre a situação política económica e social do País.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/19506-governo-explica-se-no-parlamento-juvenil.html