O escoamento do carvão de Moatize pela linha de caminho-de-ferro do Sena terá início apenas em Setembro próximo e não em Julho como estava inicialmente previsto, afirmou ao jornal O País o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique.
Em declarações ao jornal, Paulo Zucula disse que o adiamento fica a dever-se a obras em curso para a rectificação de alguns erros na reconstrução da linha férrea que deverão ficar concluídas em Setembro permitindo, então, o transporte de mercadorias, nomeadamente do carvão mineral a ser extraído na província de Tete.
O maior responsável pelo atraso em cerca de 18 meses das obras de reconstrução da linha do Sena foi, de acordo com o ministro, a concessionária indiana Ricon que não observou todas as obrigações constantes do caderno de encargos.
Paulo Zucula recordou que em consequência o governo de Moçambique viu-se obrigado a rescindir o contrato com o consórcio constituído por duas empresas estatais indianas – Rites e Ircon – e acrescentou que o governo procura agora outros parceiros para dar continuidade ao projecto de reconstrução daquela linha ferroviária.
Macauhub – 31.05.2011