GENESMACUA de: Sebastião Cardoso
Jean Piaget é o pai da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo.
Dedicou a vida a estudar o desenvolvimento da inteligência humana. Duma forma simples e assaz resumida, esta teoria assenta em 4 fases ou estágios, a saber:
1. Estágio Sensório-Motor, (0-2 anos), em que a criança busca o controlo do corpo e das coisas que a rodeiam através de informações sensoriais.
2. Estágio Pré-operacional, (2- 6 anos): uma das principais características deste estágio é o egocentrismo. A criança é incapaz de compreender as coisas de outro ponto de vista que não seja o seu.
3. Estágio Operatório Concreto, (7-12 anos): a criança na aquisição de novos conhecimentos, adopta dois procedimentos mentais chamados de Assimilação e Acomodação geridos por um principio de equilibração.
4. Estágio Operatório Formal, (12 anos), fase em que as bases do pensamento científico começam a surgir.
Um exemplo do terceiro estágio: Infelismino Mussa, com a chegada da Frente ao poder teve que assimilar um novo conceito no seu esquema mental.
Este novo conceito acomodou-se criando um esquema mental mais amplo.
Infelismino passa, então, a aplicar este novo esquema mental, equilibrado, nas relações que estabelece com o meio onde vive. Todos os dias de manhã, veste balalaica. Os que vestem blue jeans e ouvem rock'n'roll são agentes do inimigo.
Às sextas-feiras, põe a camisa branca dentro das calças, aperta o botão do colarinho e vai à reunião do grupo dinamizador.
Não há necessidade de ir à mesquita. O Deus Único foi substituído pelo Partido Único. A Frelimo é Deus.
Escuta, religiosamente, no rádio Xirico, as últimas revelações do Marechal, único mensageiro da nova ordem, acerca das propriedades camaleónicas dos mestiços.
A ditadura do proletariado é o futuro. Democracia significa corrupção e decadência.
A Snasp substitui a Pide. Aos Domingos, vai até à praça assistir a sessões de chamboco a reaccionários. Nos comícios grita com sua esposa, "abaixo o amantismo". Uma vez por mês, vai à loja do povo levantar um quilinho de peixe pedroben. Mano Abudo, diabético reaccionário, foi enviado para a Reeducação, onde viria a morrer por falta de assistência médica. Tio Ossufo, agarrado sem guia de marcha no controle, desapareceu em Unango. Infelismino não era indisciplinado, fazia tudo certinho direitinho.
Parava em sentido, de punhos cerrados quando os Camaradas falavam.
Tratava de documentos, pagando cash o imposto de andamento aos funcionários do Estado novo. Cantou "Tiendi pa modzi" sem direito à tradução. Foi incorporado, em passo de shoto.kulia, para combater bandos armados. O princípio de equilibração entre a assimilação e a acomodação estava feito. Infelismino, era o Homem Novo.
Em 1990, o FMI obriga a Frente a renunciar ao comunismo. Em 1992, o acordo de paz arruma os bandos armados.
Infelismino é compulsivamente desmobilizado e entra no desemprego.
Hoje, com 54 anos, vive em Angoche, terra natal. Tem sintomas de esquizofrenia.
Confunde os Camaradas-Chefes que gargalham ebriamente, festejando êxitos políticos, sociais e económicos com o Xico Nhoca. Eles esqueceram-se, absolutamente, que morreram milhares de pessoas inocentes tentando defender os ideais que passaram, que cerca de 2 milhões abandonaram os seus lares para se refugiaram em outros países.
Dona Ancha, sua vizinha, diz que lá em Lisboa, existe um mural com os nomes dos soldados colonialistas que tombaram em combate. Diz que um político chamado Mário Soares pediu desculpa ao povo português pela guerra injusta que atravessaram.
Em Mz, as famílias dos que morreram na guerra civil entre a Frente e os Bandos ainda não tiveram nem uma coisa nem outra.
Infelismino Mussa, um Assimilado Frelimista, sente-se deprimido, traído e ostracizado...
WAMPHULA FAX – 31.05.2011