– considera analista político sul-africano, André Thomashausen que diz também que estas eleições provaram um novo desafio do voto racial
Na África do Sul, o ANC partido no poder ganhou as eleições locais de há uma semana atrás, com os resultados a confirmarem entretanto uma subida vertiginosa do partido de Aliança Democrática da oposição. O ANC obteve 61,9 por cento dos votos contra os 23,9 do AD que nas eleições anteriores de 2006 tinha obtido 14,8 dos votos - uma subida de 60%.
O grande perdedor destas eleições segundo diversos analistas é o partido Inkhata de Mangosutu Butelesi cujos apoiantes votaram a favor do ANC.
Segundo a Voz da América, em despacho de Sósimo Leal Bragança, para o professor André Tomashausen analista político sul-africano, estas eleições apesar de terem sido a mais concorridas na África do Sul, vêm anunciar a decadência do ANC e a subida da Aliança Democrática num processo político em que a orientação racial dos votos começa a relativizar-se.
Thomashausen, que faz também a antevisão política, adianta que está comprometida a reeleição do presidente Jacob Zuma no próximo ano.
CANALMOZ – 30.05.2011