– garante Banco de Moçambique, desmentindo a informação que circula publicamente. Mas há evidências de que o Banco central possa estar para pregar uma “rasteira” aos cidadãos.
Embora deixando os cidadãos ter contas em moedas estrangeiras há fortes indícios de que se possa vir a instituir que levantamentos só possam ser feitos em Metical. O pânico e indignação apoderam-se das pessoas. Estas poderão desencadear uma corrida aos bancos para levantarem as suas economias em USD, Euro ou Rand, se não houver um pronto e efectivo esclarecimento do Banco de Moçambique
Comenta-se em Maputo, de forma preocupada, que o Banco de Moçambique, o Banco Central emissor, está a fazer circular uma nota pelos bancos comerciais segundo a qual todas as contas dos cidadãos em moeda externa, nos bancos privados, serão abolidas e os seus saldos convertidos em Metical ao câmbio do dia. A informação está a apavorar cidadãos que têm as suas economias em dólares americanos, euros ou randes, em contas em bancos estabelecidos no País.
Os cidadãos preocupados comentam que se torna urgente tirar o dinheiro rapidamente dos bancos para se evitar mais uma interferência do Estado nos assuntos privados das pessoas.
A medida visa “meticalizar” a economia nacional, justifica-se.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/19728-contas-de-cidadaos-em-moeda-externa-nao-serao-abolidas.html