Caso do navio pesqueiro ‘VEGA 5’
– confirmou a Voz da América ao reportar a chegada a Moçambique do primeiro adido militar indiano na embaixada daquele País em Maputo
A Voz da América noticiou ontem que os sete moçambicanos do “VEGA 5” que não foram resgatados “desapareceram no alto mar durante a troca de tiros entre os piratas e a marinha indiana”.
Há cerca de três meses, a Marinha de Guerra Indiana recuperou o barco moçambicano “Vega 5” que fora sequestrado em finais de Dezembro último no banco de Sofala, com 24 tripulantes a bordo.
Quando a Marinha de Guerra Indiana confrontou os piratas no “VEGA 5”, este navio de pesca da PESCAMAR já estava a ser usado pelos piratas somalis no mar alto para sequestrar outras embarcações.
Doze dos 19 moçambicanos sequestrados quando o VEGA 5 estava a pescar a cerca de vinte milhas do Arquipélago do Bazaruto, foram recuperados com vida e já se juntaram às suas respectivas famílias na cidade da Beira.
Os outros sete que até aqui não se sabia do seu paradeiro, segundo a Voz da América “desapareceram no alto mar durante a troca de tiros entre os piratas e a marinha indiana”.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/19720-estao-mortos-os-sete-mocambicanos-nao-resgatados.html