Após a realização esta quarta – feira da votação nas localidades onde a população boicotou o escrutínio de Domingo, o resultado provisório das eleições presidenciais sofreu alguma alteração. Delfim Neves subiu para terceiro lugar e Maria das Neves baixou para quarto lugar.
A alteração foi determinada pelos eleitores de Capela no distrito de Mé-Zochi e Santa Catarina e arredores no distrito de Lembá.
Delfim Neves que tinha 8120 votos na eleição de domingo correspondentes a 13,89%, subiu para 8586 votos correspondentes a 14,32% dos votos expressos nas urnas. Maria das Neves que na eleição de domingo foi considerada como a terceira candidata mais votada, baixou após a votação nas comunidades que boicotaram as eleições de domingo, para o quarto lugar. Maria das Neves arrecadou no dia 17 de Julho 14,03% dos votos, ou seja, 8208 votos. Com o escrutínio de Capela, Santa Catarina e arredores, conquistou mais votos, num total de 8425 equivalentes a 14,05% dos votos expressos.
Mais de 1000 eleitores exerceram direito de voto nas comunidades de Mé-Zochi e Lembá, tendo forçado também alguma alteração em termos percentuais no resultado dos dois candidatos que seguem para a segunda volta, nomeadamente Pinto da Costa e Evaristo Carvalho.
Nos resultados provisórios de Domingo, a CEN anunciou que Pinto da Costa tinha arrecadado 35,82% dos votos expressos nas urnas. A votação desta quarta-feira, provocou ligeira baixa para 35, 58%. Evaristo Carvalho que no domingo tinha 21,82% dos votos, também baixou para 21,74%.
Abel Veiga
Tela Non – 21.07.2011