Pio Matos renuncia ao cargo e nega acusações de gestão danosa
Está confirmada a demissão de três edis de igual número de autarquias eleitos em 2009 pelas listas do partido Frelimo. Depois do edil de Cuamba, Arnaldo Maloa, e do edil de Pemba, Sadique Yaqub, ontem foi a vez do edil de Quelimane, Pio Matos, apresentar a sua carta de renúncia.
Pio Matos era presidente do município da capital da Zambézia desde a instalação das autarquias no País em 1998. Foi reeleito duas vezes, em 2003 e 2008. Este era o terceiro mandato de Pio Matos. Devia terminar em 2013.
Em declarações ao Canalmoz no princípio da noite de ontem, terça-feira, Pio Matos confirmou ter submetido a sua carta de renúncia à Assembleia Municipal de Quelimane. O edil avançou que a Assembleia Municipal de Quelimane se reúne na próxima quinta-feira em sessão extraordinária para analisar o pedido de demissão.
Quando quisemos saber das razões que levaram a sua decisão de renúncia ao cargo antes do fim do mandato, Pio Matos disse que os motivos serão conhecidos quinta-feira (amanhã), durante a audiência na Assembleia Municipal.
NOTA:
Não acredito que estas demissões de edis eleitos pela FRELIMO não sejam em cumprimento de “ordens” do Partido. Demasiada coincidência.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE