Troca de bandeiras na embaixada de Maputo
O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse ontem à noite ao Canalmoz, à saída da sessão do Conselho de Ministros, que o Governo moçambicano irá respeitar a decisão dos diplomatas líbios em Maputo, que na semana passada manifestaram o seu “incondicional apoio” aos rebeldes, tendo inclusive mudado de bandeira, passando assim a usar a bandeira que tem vindo a ser usada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT).
Entretanto, Oldemiro Baloi “lamentou” o facto de a decisão não ter sido comunicada ao Governo, com antecedência, mas reafirmou que a embaixada da Líbia é um território alheio, o qual deve ser respeitado, no âmbito das imunidades diplomáticas.
A semana passada, o Encarregado de Negócios da Líbia em Maputo, Rajab Dakam, autorizou a mudança de bandeira na sede da embaixada da Líbia, sem antes comunicar ao Governo de Moçambique.
Assim, na sede da Embaixada Líbia está içada agora a bandeira que tem sido usada pelos rebeldes e pelo Conselho Nacional de Transição (NTC em inglês).
É a bandeira que foi usada naquele País entre os anos 1951 e 1969, período da monarquia.