... Um dia, fui à Redacção do seu jornal — o semanário «ACTUALIDADES»—por motivo de colaboração futura. Nesse dia tivemos uma larga troca de impressões sobre trabalho, e eu pedi a ANTÓNIO FEIO, que me mandasse em serviço para qualquer ponto longe de Lisboa.
É então que surge a sua proposta para ser eu a fazer «O LIVRO DE OURO DO MUNDO PORTUGUÊS», por etapas. Aceitei, pondo apenas uma condição : iniciar esses livros começando por Moçambique, pois desejava imenso voltar à Província onde já estivera a trabalhar, onde deixara amigos, e tinha saudades de tudo voltar a ver : lugares e pessoas! A minha condição foi aceite, e pronto passei aos indispensáveis preparativos, partindo para Moçambique logo que fosse possível. Em Maio de 1964 chegava a Lourenço Marques com o fim de iniciar os trabalhos.
Percorri toda a Província, de Lourenço Marques a Porto Amélia, pesquisando, contactando, observando, no que gastei quase dois anos!
NOTA:
É este trabalho que MOÇAMBIQUE PARA TODOS começa a apresentar por partes, que juntarei em um PDF final. Documento histórico que recorda parte do que a FRELIMO encontrou em Moçambique e não soube ou quis aproveitar.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE