Cabo-verdianos e são-tomenses residentes em Portugal poderão votar, no próximo domingo, para as eleições presidenciais nos dois países em várias mesas de voto distribuídas pelo território português, segundo informações fornecidas pelas embaixadas dos respetivos países.
A Embaixada de Cabo Verde em Lisboa divulgou que em Portugal irão funcionar 49 mesas de voto.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, as mesas de voto estarão localizadas em Agualva, Alfornelos, Amora, Arrentela, Barreiro, Buraca, Carnaxide, Casal de São Brás, Cova da Piedade, Damaia, Mina, Monte da Caparica, Odivelas, Porto Salvo, Queluz-Monte Abraão, Reboleira, Restelo, Rio de Mouro, Sacavém, São Domingos de Rana, Setúbal, Unhos, Vale da Amoreira, Vialonga, e Zambujal.
Na região Norte funcionarão mesas de voto em Aveiro, Braga, Caminha, Coimbra, Leiria e Porto; e na região Sul ficarão em Beja, Évora, Faro, Portimão e Sines.
Na Região Autónoma dos Açores irão localizar-se em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira; Madalena do Pico, na Ilha do Pico; e Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.
Segundo a embaixada, os cabo-verdianos devidamente recenseados devem fazer-se acompanhar do respetivo passaporte ou bilhete de identidade cabo-verdianos, mesmo que se encontrem caducados, ou do título de residência ou passaporte português válidos.
As mesas de voto estarão abertas das 08:00 às 18:00 horas.
Os quatro candidatos na corrida às presidenciais em Cabo Verde são Aristides Lima (independente, apoiado por uma ala do PAICV); Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, oposição); Manuel Inocêncio Sousa, candidato oficial do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder); e o independente Joaquim Jaime Monteiro.
Para as legislativas de fevereiro deste ano, estavam registados como eleitores 12.614 cabo-verdianos.
Já os cidadãos são-tomenses em Portugal poderão votar na segunda volta das presidenciais na embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa; na cooperativa "A Sacavenense", em Sacavém; na junta de freguesia da Charneca, Lisboa; na junta de freguesia de Corroios, delegação da junta de freguesia em Miratejo; junta de freguesia da Amora; junta da freguesia do Vale de Amoreira; no consulado do Porto; e no consulado de Coimbra.
As mesas de voto estarão a funcionar das 08:00 às 19 horas.
Os candidato Manuel Pinto da Costa (do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - MLSTP) e Evaristo Carvalho (Ação Democrática Independente/ADI) vão disputar a segunda volta das eleições no país.
Segundo a Comissão Eleitoral Nacional (CEN), na primeira volta, a que concorreram 10 candidatos, o mais votado, Manuel Pinto da Costa, totalizou 21.334 votos (35,58 por cento) e Evaristo Carvalho obteve 13.036 (21,74 por cento).
Em Portugal estão inscritos 3.528 eleitores, embora os são-tomenses residentes em Portugal rondem os 27 mil, segundo informações da embaixada são-tomense em Lisboa.
CSR.
Lusa - 05.08.2011