O Comité Nacional do Trabalho (NWC) do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na África do Sul, reúne-se, hoje, para discutir o processo disciplinar a ser instituído contra o líder da sua ala juvenil, Julius Malema, que poderá ser expulso do partido, dada a gravidade do seu recente comentário sobre a mudança do regime no Botswana.
Aquele órgão de decisão entre os congressos descreveu o comportamento de Malema de intolerável, pelos seus sucessivos escândalos que de algum modo mancham a imagem do país e do partido.
O Presidente do ANC, Jacob Zuma, anunciou, segunda-feira, que Malema não estava a autorizado a tomar parte duma reunião do “Comité Executivo Nacional” (NEC) do partido, destinada a discutir o seu último comentário sobre o Botswana.
Zuma advertiu que “o ANC é um elefante que se move lentamente, mas todo o passo que faz destrói o que for a desprezá-lo”, o que significa que Malema poderá, desta vez não sobreviver nas fileiras da organização.
O ANC considera o comportamento de Malema de “agastante”, pelo que ele poderá ser processado e expulso do movimento, apesar de ameaças pela ala juvenil de inviabilizar um segundo mandato de Zuma na liderança do partido no seu próximo congresso marcado para 2012.
Apoiantes de Malema advertiram que em caso de ser instaurado um processo disciplinar contra o líder juvenil, o ANC estaria a admitir cisões no seu seio.
AIM – 17.08.2011