O NÍVEL de reembolso do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), por parte dos mutuários em Murrupula, província de Nampula, é muito baixo e dados ilustrativos do Governo locai indicam que dos cerca de 39 milhões de meticais desembolsados desde que a iniciativa foi lançada há cinco anos, apenas um milhão e meio de meticais foi devolvido.
A administradora distrital, Alzira Manhiça, informou ao “Notícias” que para reverter a situação o Executivo vai reestruturar os conselhos consultivos a todos os níveis, de modo a imprimir um maior rigor em todo o processo que vai desde o estudo, aprovação e acompanhamento do nível de execução dos projectos financiados.
De acordo com aquela dirigente, os conselhos consultivos devem ter capacidade para fazer a análise dos projectos que são submetidos ao órgão para financiamento, sobretudo do ponto de vista de idoneidade dos candidatos ao fundo e da sustentabilidade dos projectos submetidos.
Alzira Manhiça revelou que o maior número dos mutuários dos fundos do vulgo “sete milhões” abandonaram precipitadamente o distrito pelo facto dos projectos que se propuseram implementar terem fracassado, facto que determinou a incapacidade dos mesmos de reembolsar os valores de que beneficiaram do Governo no âmbito da iniciativa de desenvolvimento do distrito.
“Esse facto é revelador de que os conselhos consultivos a nível de localidade, posto administrativo não fizeram um trabalho eficiente no que diz respeito ao levantamento de dados fiáveis atinentes à identidade dos mutuários, um detalhe imprescindível na formação das garantias por parte destes. Por outro lado, julgamos urgente a criação de um órgão para o controlo da aplicação dos fundos e aconselhamento aos mutuários sobre as dificuldades que possam enfrentar na gestão do valor disponibilizado, isto porque constatámos que os casos de desvios de aplicação dos fundos detectados, resultaram da ausência de assistência”- referiu.
Agricultura, comercialização de excedentes agrícolas e abertura de unidades de comércio rural, foram as áreas de actividade privilegiadas pelos mutuários do FDD em Murrupula.