Estão já em curso as obras com vista à colocação de uma estátua de Samora Machel, primeiro presidente do país, na Praça da Independência, um dos locais mais emblemáticos da cidade do Maputo.
Os trabalhos arrancaram há dias e, de acordo com fonte competente, deverão terminar a tempo de o monumento ser inaugurando a 19 de Outubro, data que marca os 25 anos da morte daquele líder na tragédia de Mbuzine.
No âmbito das obras em curso, a estrutura metálica que suportava uma espécie de globo foi retirada e toda a área central da rotunda da praça está sob escavações, que visam preparar a base na qual a estátua de Samora Machel vai assentar.
A estátua da Praça da Independência será a segunda daquela figura na cidade, uma vez que agora existe uma na avenida que leva o seu nome, concretamente defronte do Jardim Tunduru.
Victor Fonseca, vereador de Infra-Estruturas no Conselho Municipal do Maputo, não avançou detalhes sobre o empreendimento, mas explicou tratar-se de obras de construção de um momento do primeiro presidente de Moçambique independente e que será inaugurado a 19 de Outubro próximo.
Entretanto, a Praça da Independência vai brevemente acolher uma outra grande obra que visa a sua requalificação, devendo tornar-se num local de interesse turístico acrescido.
No quadro da requalificação a parte central daquela rotunda será escavada para a instalação de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para cerca de 600 viaturas.
Para além do parque de estacionamento, prevê-se a instalação de um lago artificial, bancadas e ajardinamentos, espaço que poderá acolher espectáculos diversos.
O concurso público para a selecção do empreiteiro a dar corpo a este ambicioso projecto encerrou em Julho.
A construção do monumento de Samora Machel na Praça da Independência enquadra-se no programa governamental de colocar monumentos do primeiro presidente em todas as capitais provinciais, sendo que o de Gaza foi inaugurado a 3 de Fevereiro último.