Por decisão do executivo moçambicano, a cerimónia de abertura dos X Jogos Africanos-Maputo 2011 será totalmente grátis para os cidadãos que quiseram testemunhar in loco o evento do próximo sábado.
O governo moçambicano decidiu que o acesso à cerimónia inaugural da décima edição dos Jogos Africanos seja grátis. Esta decisão surge, segundo Penalva César, director-geral-adjunto do Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), como forma de garantir que todos os cidadãos, que queiram testemunhar in loco aquele momento único e histórico, o possam fazer custos. Esta é também uma forma de garantir que a noite de sábado fique registada na memória de todos e que a ocasião seja transformada em festa.
Todavia, após a cerimónia de inauguração, caberá às diversas federações nacionais a decisão do custo do ingresso a cada evento desportivo. Porém, ficou também acordado que nenhum ingresso deverá custar mais que cinquenta meticais, ou seja, o bilhete a este preço será o mais caro. Entretanto, no decurso dos jogos, haverá eventos que serão totalmente grátis, mas também a tomada desta decisão caberá às respectivas federações que gerem as modalidades participantes dos jogos.
Cerimónia de abertura
Anseio, curiosidade e expectativa dominam o segredo escondido por detrás da cerimónia de abertura dos jogos. Todos querem é saber como será o evento.
O PAÍS – 31.08.2011