A VICE-PRESIDENTE do Zimbabwe, Joyce Mujuru, exige um inquérito aprofundado sobre o incêndio que causou a morte do seu marido, Solomon Mujuru, um veterano da luta pela independência do país, noticiou quarta-feira um jornal de Harare.
"Para um militar, é estranho", disse Joyce Mujuru ao jornal "NewsDay", durante uma visita que a equipa de futebol feminino efectuou para lhe transmitir as condolências.
"Os investigadores devem dizer-nos o que se passou a partir das 20 horas 30 minutos quando ele entrou e até o momento em que o incêndio foi visto", sublinhou.
Joyce acrescentou que os investigadores não terão paz enquanto não responderem de forma satisfatória às questões que rodearam a morte do antigo general.
A vice-presidente interrogou-se sobre como o seu esposo não conseguiu fugir por uma das numerosas saídas dessa casa de 18 peças (janelas e portas).
Declarado "herói nacional", Solomon Mujuru teve a sua reforma militar em 1995, mas continuou como uma figura respeitada no Zimbabwe, e era um homem de confiança do Presidente Robert Mugabe, segundo um analista político.
Solomon Mujuru foi enterrado numa sepultura reservado aos heróis da luta de libertação nacional na presença de 40.000 pessoas, entre as quais o presidente Mugabe e o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.