Afectada por doença da mosca
O Zimbabwe era até agora o único país na região a fechar as suas fronteiras para a manga, banana e lichia (litch em inglês) produzidas nas províncias de Centro de Moçambique
As frutas produzidas em Moçambique andam contaminadas com a chamada ‘mosca da fruta’ e os países vizinhos estão a negar a sua entrada em seus territórios. Primeiro foi Zimbabwe a banir a fruta moçambicana do seu território. Mais recentemente a África do Sul e Zâmbia, acabam de tomar medida semelhante. A fruta em causa é produzida abundantemente na província de Manica, no centro do país. Neste momento, o mercado alternativo encontrado é a região do Golfo, na Ásia.
O Secretário Permanente do governo de Manica, António Mapule, disse em entrevista ao Canalmoz que até agora ainda não existe uma droga na região para combater esta mosca.
“Não há uma previsão de quando pode ser levantada a interdição à venda de fruta da região. A qualidade da fruta é questionada e agora foi a África do Sul e Zâmbia a interditar a entrada. Procuramos novas alternativas onde vender a fruta. Já temos a Ásia como mercado preferencial”, disse António Mapule sem indicar como é que o produto vai chegar à Ásia.