Depois do “Orion Express” que foi o primeiro e do “DS Commander” que anunciamos ontem a sua chegada no dia 18, mas um chegou a franquia anteontem, o “Bulk Zambesi”, especializado em transbordo no mar, com contrato para operar no Porto da Beira no mínimo quinze anos
Uma nova página abre-se na história do Porto da Beira. Pela primeira vez este porto estratégico na região recebe um navio especializado em transbordo no alto mar, que vai ficar aqui na Beira no mínimo quinze anos para atender operações de embarque de carvão de Moatize.
O navio chama-se “Bulk Zambesi”, chegou anteontem ao largo do Porto da Beira. Mussa Adamo, da LBH Group Mozambique, empresa que ganhou contrato para agenciar o navio e outros do género que começam a demandar o Porto da Beira, disse ao nosso jornal o “Bulk Zambesi” é um navio especial, leva tapete rolante e outros componentes que outras embarcações normais não têm”. Por seu turno, Félix Machado, gestor de Marketing e vendas da empresa Cornelder de Moçambique, operadora do Porto da Beira, comentando a chegada do “Bulk Zambesi”, afirmou tratar-se de outro marco histórico para o porto. “Já tivemos no passado algumas operações de transbordo no mar, mas de contentores que aconteciam nas situações de crise quando os navios encalhavam no canal de acesso ao porto”.
“Porto da Beira, 21 de Setembro de 2011, a azáfama é total, carvão a chegar por caminho de ferro de Moatize em Tete, granito do Zimbabwe, contentores de todo Mundo, já operam linhas de navegação directamente de e para o Porto da Beira, hoje compete com qualquer porto conhecido africano, é uma nova realidade que só pode ser observada visitando o local e analisando os elementos estatísticos”.
É a grande promessa feita a ser cumprida no Porto da Beira. Referir, entretanto, o “Bulk Zambesi” que já chegou tem bandeira italiana, é operado pela Shiping Services S.A.R. Milano e o dono chama-se Coecle Rici. O Comandante que trouxe o navio chama-se A. D-Onofrio, de nacionalidade italiana.
Carrega 35 mil toneladas, mede 193.99 metros de cumprimento e 32.26 de largura. Pesa 34.308 toneladas. (FC)
O AUTARCA – 23.09.2011