Foi Presidente da Câmara Municipal de Nampula PEDRO BAESSA, natural de Lourenço Marques, onde nasceu a 18 de Junho de 1903.Frequentou o Liceu Sá de Miranda, da cidade de Braga, de 1915 a 1922.
Seu pai era natural da Ilha de Santiago, do Arquipélago de Cabo Verde, onde foi companheiro e amigo do grande militar Major Neutel de Abreu, pacificador do Niassa.
PEDRO BAESSA foi eleito vogal da Câmara Municipal de Nampula em Fevereiro de 1962. A partir de Março do mesmo ano, PEDRO BAESSA, em virtude de ser o vogal mais velho em exercício, ficou a desempenhar as funções de substituto do Presidente da Câmara, na ausência deste, em férias graciosas, na Metrópole.
Em 1964, PEDRO BAESSA foi nomeado Presidente da Câmara Municipal de Nampula, e em 1965 visitou oficialmente o Malawi, a convite do Ministro do Interior daquele país, seu amigo pessoal.
Ainda em 1965, PEDRO BAESSA foi um dos representantes dos municípios do Distrito de Moçambique no Colégio que elegeu o Senhor Presidente da República. PEDRO BAESSA ocupa ainda o cargo de vogal do Conselho Económico e Social da Província, e de membro da Junta Distrital de Moçambique.
Em 1964 recebeu uma alta condecoração do Governo Espanhol, tendo sido condecorado pelo Generalíssimo Franco com a Comenda da Ordem do Mérito Civil.
In LIVRO DE OURO DO MUNDO PORTUGUÊS - moçambique(1970) (pág. 311)