Um português de 34 anos foi morto a tiro num assalto na terça-feira em Xai-Xai, sul de Moçambique, disse hoje à Lusa fonte policial.
"O assassinato ocorreu por volta das 18:30 na terça-feira, na estrada a caminho da praia de Zongoene. Ele estava no seu carro, com uma funcionária, na volta das compras. Um grupo de três ou quatro indivíduos que tinham armas de fogo, balearam o condutor e levaram o dinheiro que eles traziam", disse Ezaltino Mavie, porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique em Gaza.
"Neste momento, temos alguns suspeitos, temos alguns dados fornecidos pela funcionária" sul-africana que acompanhava o português, disse Mavie, acrescentando que, segundo a perícia médico-legal, a vítima foi baleada mortalmente nas costas.
O português trabalhava num hotel junto da praia de Zongoene, a sul de Xai Xai, capital da província de Gaza, onde, segundo uma outra fonte, se deslocava todas as semanas para depositar dinheiro e fazer compras para o estabelecimento.
A mesma fonte, que não quis ser identificada, disse que o português, natural de Tomar e residente em Moçambique há cerca de dois anos, terá sido vítima de uma cilada de alguém que conhecia aqueles hábitos.
O consulado português em Maputo prevê que o corpo do português seja trasladado para Portugal na próxima quarta-feira, dia 05 de outubro.
HYC/LAS.
Lusa – 29.09.2011