MULHER DE CAPITÃO FRANCÊS, USADA COMO ESPIA - CÓPIA FIEL DA CÉLEBRE Mata Hari
Fiz-lhe algumas fotografias, mas não as tenho, um português, ali residente, ficou-me com todo o espólio e ainda não teve a gentileza de mo entregar até hoje, agora tenho de me servir da sósia em cinema.
ARRIBOU EM SÃO TOMÉ, DURANTE A PONTE-AÉREA SÃO TOMÉ-BIAFRA – E POR LÁ FICOU - VIAJAVA COM FREQUÊNCIA PARA FRANÇA, MAS PASSAVA NA ILHA A MAIOR PARTE DO TEMPO, SOB O PRETEXTO DE NÃO SE DAR BEM COM O CLIMA EUROPEU.
- UMA NOITE UM PIDE, ENTROU À SOCAPA NO SEU QUARTO, PÔS-SE DEBAIXO DA CAMA PARA ESPIAR MAS FOI SURPREENDIDO.
Era conhecida por Madame do Senhor Capitão ou a “Madame du Capitaine”. Falava português com sotaque francês, acentuado, e, embora pretendesse passar discreta, acabava por dar nas vistas: ostentava jóias caríssimas, vestia elegantemente, e, por onde passasse, os perfumes caros que usava, dir-se-ia ofuscarem os das mais perfumadas acácias, passando grande parte do tempo a bronzear-se na praia ou nas esplanadas a cavaquear com estrangeiros. E também para engatar alguns. Não se pode dizer que fizesse prostituição: entregava-se aos prazeres da carne, não por dinheiro, pois via-se que não precisava, mas para recolher informações.
Leia tudo em http://canoasdomar.blogspot.com/2011/08/blog-post.html