Escoamento de carvão em Tete.
Com uma extensão de apenas 500 quilómetros, a navegação do rio Zambeze mostra-se mais viável à linha Moatize-porto de Nacala, dado que a ferrovia deverá ser de 900 quilómetros.
A multinacional Rio Tinto considera que a navegabilidade do rio Zambeze é a melhor alternativa à linha de Sena para o escoamento do carvão mineral de Tete. A posição foi apresentada, ontem, pelo o director executivo da Rio Tinto Coal Mozambique, Eric Finlayson, que falava na sequência da visita que o Presidente Armando Guebuza efectuou à mineira anglo-australiana, na região de Karratha, que dista cerca de 1 300 quilómetros da cidade de Perth, na Austrália Ocidental.
É que, num futuro próximo, estão projectadas duas vias alternativas à linha de Sena. O porto de Nacala - e a respectiva ferrovia Moatize-Nacala - é um dos projectos, com uma linha de cerca de 900 quilómetros. Outra via é a fluvial, através do rio Zambeze, utilizando barcaças até ao porto de Chinde, na Zambézia, as quais poderão levar o produto para navios de grande calado atracados no alto-mar.
Continue reading "Rio Tinto volta a defender navegabilidade do rio Zambeze " »
Recent Comments