OS candidatos da Frelimo nas eleições intercalares deste ano vão configurar em primeiro lugar nos boletins de voto, segundo ditou ontem o sorteio para o efeito realizado conjuntamente pela Comissão Nacional de Eleições.
Inserido no programa de preparação do sufrágio de Cuamba, Niassa, Pemba, em Cabo Delgado, e Quelimane, na Zambézia, a extracção colocou o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em segundo lugar nas três autarquias, enquanto o PAHUMO, que apenas concorre na capital de Cabo Delgado, ficou em último.
Reagindo a este sorteio, os mandatários da candidatura da Frelimo, Sérgio Pantie, e do MDM, José Manuel de Sousa, mostraram-se satisfeitos com os resultados e optimistas quanto ao desfecho das eleições.
“Acreditamos que estamos em primeiro lugar não só nos boletins de votos como nas preferências dos eleitores de Cuamba, Pemba e Quelimane”, afirmou Pantie para quem a Frelimo quer continuar a governar para poder trabalhar para o bem-estar dos munícipes não só daquelas três autarquias, como as de todo o país”, sublinhou.
Por seu turno, José Manuel de Sousa considerou indiferente o posicionamento dos seus candidatos nos boletins de voto. “Contudo, temos a convicção que no final das eleições sairemos em primeiro”, frisou.
Para além de decidir o ordenamento no boletim de voto, o sorteio também serviu para distribuir o ordenamento dos concorrentes para o uso do tempo de antena durante a campanha eleitoral através da Rádio e Televisão públicas. Assim, o PAHUMO será o partido político que vai ser o primeiro a fazer o uso de tempo de antena tanto na Rádio Moçambique, como na Televisão Pública. A Frelimo e o MDM seguem-lhe, de imediato, no primeiro dia de campanha eleitoral no uso deste espaço.
A campanha eleitoral irá decorrer de 22 de Novembro a 4 de Dezembro do corrente ano, segundo o Calendário do Sufrágio para as Eleições Intercalares deste ano.
Para as eleições de 7 de Dezembro foram aceites os candidatos de Vicente da Costa Lourenço, do Partido Frelimo e Maria José Moreno Cuna, do MDM, para o Município de Cuamba; Tagir Assimo Carimo, da Frelimo, Assamo Tique, do MDM e Emeliano José Moçambique, pelo Partido PAHUMO, para o Município de Pemba; e Lourenço Abú Bacar Bico, do Partido Frelimo e Manuel António de Araújo, do MDM, para concorrem pelo Município de Quelimane.
Enquanto isso, pelo menos sete mil novos eleitores foram registados durante a primeira semana de actualização do censo eleitoral que se realiza desde o passado dia 13 de Outubro nas três autarquias que em Dezembro vão acolher eleições autárquicas intercalares. Refira-se que este recenseamento termina terça-feira, 1 de Novembro do corrente ano.
Aliás, membros da Comissão Nacional de Eleições trabalharam recentemente nos municípios de Pemba, Quelimane e Cuamba, onde fiscalizaram o processo de registo de novos eleitores.
Trata-se de António Chipanga e Izequiel Gusse que trabalham em Quelimane, Rodrigues Timba e Latino Ligonha, em Cuamba e José Grachane e Leonardo Massango, em Pemba.
Ainda no âmbito da preparação das eleições deste ano, membros da direcção e técnicos do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) beneficiaram de uma formação em matéria de liderança e gestão de conflitos na administração eleitoral. A formação foi ministrada por um especialista do Centro de Liderança Criativa (CCL).
Esta formação contou com o suporte do Projecto de Apoio aos Ciclos Eleitorais nos Países de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP), sediado na Guin]e-Bissau, lançado no contexto africano em 2002, em parceria com o Centro de Liderança Criativa e a Universidade de Paz das Nações Unidas, financiado pela União Europeia e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com escritórios em Moçambique, país que assume o papel de coordenador da cooperação entre União Europeia e os PALOP e Timor-Leste.
Segundo o conselheiro técnico principal do projecto, Fabio Bargiacchi, o projecto arrancou em Março do ano corrente e o seu fim está previsto para o mês de Março de 2013.
O projecto visa acreditar pessoas que serão capazes de disseminar conhecimentos sobre liderança e desenvolvimento de capacidades e gestão de conflitos na administração eleitoral ao nível dos PALOP e Timor-Leste e garantir a realização de processos eleitorais credíveis.
Este projecto, também, irá promover outra formação ministrada na língua portuguesa pela primeira vez em solo moçambicano, entre os dias 7 e 11 de Novembro corrente, sendo que, a formação ora terminada foi dada na língua inglesa e pretendeu formar administradores eleitorais seniores a nível global pela primeira vez.