Nas escolas moçambicanas conhecem-no como "Papá Samora" e, apesar de nunca o terem visto, há alunos que se inspiram na figura do primeiro Presidente moçambicano, falecido num desastre aéreo há 25 anos.
São os gestos e a pose inimitáveis de Samora Moisés Machel que Ertelicio Laurino, 11 anos, tenta copiar quando toma a palavra nas aulas da 5ª classe na Escola Primária Nossa Senhora do Livramento, num subúrbios de Maputo.
"Eu gosto do jeito como Samora Machel fala. Ele levanta sempre o braço, e a maneira como ele fala mostra que gosta das pessoas, principalmente das crianças", garante Ertelicio.
Samora Machel morreu com 53 anos, na queda do avião presidencial a 19 de outubro de 1986.
O Governo de Maputo decretou 2011 o Ano Samora Machel, quando passam 78 anos do seu nascimento e 25 da morte, e nas escolas infantis e primárias do país o acontecimento não passa despercebido.
O diretor da Escola Primária 07 de Setembro, na cidade de Maputo, Armando General, diz à Lusa que a escola tem um programa para divulgar os feitos do fundador da Nação.
"Nós temos um plano de atividades e palestras direcionados, nas quais os alunos participam ativamente. É agradável ver as crianças falarem de Samora. Por exemplo, as crianças da 7ª. classe não sabiam quem é Samora, mas hoje em dia já sabem", diz Armando General.
No Centro Infantil Junica prepara-se uma peça de teatro para homenagear o primeiro Presidente do país.
"Estamos a fazer uma peça teatral sobre Samora para as crianças apresentarem no final do ano. No último dia 01 de junho, uma criança fez uma peça teatral interpretando Samora, aquilo foi muito bonito", conta à Lusa António Agostinho, diretor pedagógico daquele centro.
E uma das "flores que nunca murcham" sintetizou o ambiente que se vive no Centro Infantil Junico em torno da figura de Samora Machel.
"Os professores dizem que Papá Samora gostava muito das crianças, ele sempre queria estar com elas, dizia que são flores que nunca murcham", descreveu à Lusa Shelsea Sharen, de 7 anos, aluna da 2ª classe.
HYC/LAS.
Lusa – 15.10.2011