Afastados das vias protocolares durante os ‘X Jogos Africanos’
Os vendedores ambulantes que haviam sido escorraçados das vias onde passavam carros protocolares durante os X Jogos Africanos de Maputo, voltaram a ocupar os “seus postos” nas avenidas Eduardo Mondlane, 24 de Julho, Acordos de Lusaka e de Moçambique.
Durante os Jogos Africanos quase que não existiam vendedores ambulantes nas principais artérias da cidade de Maputo. Mas esta situação foi “sol de pouca dura”, pois logo que os hóspedes se foram embora nalguns pontos como na “Junta” e em “Benfica” retomaram por completo, enquanto noutros pontos retomam a conta gotas.
Av. Eduardo Mondlane
Ainda que de uma forma tímida, os ambulantes voltam a ocupar aos poucos os espaços compreendidos entre as esquinas das Avenidas Filipe Samuel Magaia e Eduardo Mondlane, passando pelo Ponto Final, até à zona do Alto-Maé. Por exemplo, no Ponto Final, os ambulantes ainda não começaram a arrumar as mercadorias no chão. Tentam a sorte com os seus produtos em mão ou em plásticos. As camisas, calças, cintos e camisetas, principais peças vendidas, são metidas em plásticos ou pastas. Isto facilita a mobilidade e fuga quando se apercebem da aproximação dos agentes da polícia municipal.