O BRASIL vai ajudar a Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) a comprar mais aviões, no âmbito de uma linha de crédito brasileira de mais de 225 milhões de euros, anunciou o ministro da Indústria e Comércio moçambicano.
Segundo Armando Inroga, o reforço da frota da companhia de bandeira moçambicana é parte dos investimentos programados para o sector de infra-estruturas de comunicações, ao abrigo da referida linha de crédito.
Do montante da linha de crédito, criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil (BNDES), já foram desembolsados 60 milhões de euros para a construção do Aeroporto Internacional de Nacala, na província de Nampula, norte de Moçambique.
"Nós temos uma lista de projectos, especialmente de infra-estruturas, que têm como finalidade assegurar que, pela facilidade de infra-estruturas existentes no país, seja possível o sector privado desenvolver negócios de forma mais barata”, apontou o ministro da Indústria e Comércio, falando recentemente.
A construção da Barragem de Moamba-Major, na província do Maputo, sul de Moçambique, para o reforço da rede de distribuição de água para a região, e o reforço da capacidade de logística do Porto da Beira, na província de Sofala, centro de Moçambique, fazem parte dos projectos que serão financiados pela aludida linha de crédito, acrescentou Armando Inroga.