– dizia Samora Moisés Machel
“Como manter uma polícia que prende e tortura os trabalhadores, guardar um exército que dispara contra o Povo, mesmo se todos os generais forem pretos?” - Samora Machel
O dito Ano de Samora Machel está prestes a terminar. Deixamos aqui registado mais um extracto dos seus célebres discursos:
“Não é governando com um Estado concebido para oprimir o povo que se pode servir o povo.
«Africanizar» o poder colonial e capitalista retira o sentido à nossa luta. Para que serviria a luta se continuássemos submetidos ao trabalho forçado, às companhias, às minas, mesmo se tudo estiver cheio de gerentes e capatazes africanos? Para quê o sacrifício se continuarmos a ser obrigados a vender o gado e o algodão em feiras que só beneficiam os comerciantes, mesmo se estes forem africanos? Qual a razão de ser de tanto sangue, se no fim continuássemos submetidos a um Estado que, mesmo se governado por moçambicanos, só serve os ricos e os poderosos? Como manter uma polícia que prende e tortura os trabalhadores, guardar um exército que dispara contra o Povo, mesmo se todos os generais forem pretos?
Um Estado de ricos e poderosos em que uma minoria decide e impõe a sua vontade, é a continuação sob novas formas da situação contra a qual lutamos.
A questão do poder popular é a questão essencial da nossa Revolução”.
CANALMOZ – 28.12.2011