OS membros do corpo diplomático e os chefes das organizações internacionais acreditados em Moçambique felicitaram ontem, no Maputo, o Presidente da República, Armando Guebuza, e o Governo, por terem logrado um crescimento económico anual de 7,4 por cento, numa altura em que as economias mundiais se ressentem duma profunda crise. O elogio foi feito na habitual cerimónia de apresentação de cumprimentos ao estadista nacional pelos membros do corpo diplomático.
O decano do grupo, o Alto Comissário da Swazilandia, Prince Tsekedi, disse, a respeito, existirem poucos estadistas visionários como Guebuza, enaltecendo os seus esforços na luta contra a pobreza.
“Sua Excelência, nós apreciamos o velho ditado africano que diz que não é suposto encher alguém de louvores durante a sua vida, senão o resultado final pode não ser o esperado. Felizmente, como estamos diante de Vossa Excelência nesta tarde nós não somos África, mas nós somos o mundo. Por isso, falamos em uníssono quando dizemos que Moçambique precisa de você e, na verdade, todos nós precisamos de você”, referiu o diplomata.
Elogiaram igualmente o papel “importante” de Armando Guebuza e do Executivo no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana.
Em resposta, o chefe de Estado afirmou que Moçambique continuará empenhado para o reforço do multilateralismo efectivo, referindo que, por isso, “mantemos a nossa convicção de que as Nações Unidas continuam a ser o fórum apropriado para abordagem desses desafios da actualidade, incluindo a resolução pacífica de disputas”.
“Temos estado a acompanhar, com a devida atenção, os desenvolvimentos políticos e sociais no norte de África e no Médio Oriente. Reconhecemos que esses acontecimentos representam um desafio, não só para os países da região em causa, como também para a democracia internacional. Apelamos a todos os actores relevantes que se engajem no diálogo que conduza a uma maior confiança mútua entre as partes e para nelas aumentarem o espírito de parceria”, referiu o estadista nacional.