O MUNICÍPIO de Mueda, como sabemos, instalado em 2009, é o que é, por motivos meramente políticos, no contexto da província de que faz parte. Ninguém diz não saber do que estamos aqui a afirmar. Houve muito tempo de pensar em Chiúre ou Macomia. Mas era necessário que Mueda fosse autarquia e já é!
É uma população estimada em 28 775 habitantes, que compreende uma área de 490,6 Km2, distribuída pelos bairros de Nandimba, Eduardo Mondlane, Ntandendi, Maimio, Maputo, Cimento, Lilondo, Rovuma, Chudi e Nimu.
Mueda provavelmente é o município de Cabo Delgado que se calhasse pensar-se de novo e se houvesse a possibilidade de “desautarcizar” (retirar o estatuto), fá-lo-íamos sem contemplações e sem remorsos. Não nos inspira nem confiança do ponto de vista do seu desenvolvimento que tenha a ver com o facto de ser uma autarquia. Dói, mas eis a verdade!
A diferença entre quando não era e como é, não tem nada a ver com a sua passagem ao grupo das 43 autarquias que o país tem e na verdade, se alguma doença houvesse, que atacasse municípios mal geridos, alojar-se-ia, em primeiro lugar, em Mueda.
Lixo, ausência da autoridade, erosão incontida (esta, está acima da responsabilidade municipal) e tudo o mais, são características de Mueda, quer seja município, quer continuasse sede do distrito que alguma vez foi sede da circunscrição dos macondes, que incluía Muidumbe e Nangade.
Mas desta vez viemos para admirar publicamente uma publicidade que o Conselho Municipal local entendeu fazer rodar nas antenas da Rádio Moçambique, para lhe ajudar a educar os seus munícipes sobre práticas correctas de saneamento do meio.
O facto é que Mueda tem uma rádio comunitária, terá sido um dos primeiros distritos a beneficiar disso, que funciona conforme a sua programação e fala em todas as línguas com que o município se comunica.
Trata-se duma rádio ao seu alcance e que localmente é muito escutada, para além de, logicamente, a publicidade poder ser de certo modo relativamente barata. Mas o município de Mobiro Killian Namiva, entendeu pôr a sua publicidade, dirigida aos seus munícipes, na Rádio Moçambique, em Pemba.
E dá para rir, sempre que a escutamos: a apelar aos munícipes para não deitar lixo num ou outro sítio, a dar o horário da sua deposição, combater isto e aquilo, entre muitas outras recomendações. Tudo em Pemba, dirigido aos residentes de Mueda, onde a RM se escuta com alguma dificuldade e os noticiários são ouvidos quando a Rádio Comunitária entra em cadeia nacional.
Resultado a esperar: para os residentes de Mueda ouvirem os conselhos do Conselho Municipal, devem primeiro ir à Pemba! Mas numa coisa deve ter ganho, designadamente, chamar atenção aos residentes de Pemba, na eventualidade de um dia irem viver na capital do planalto dos macondes.
É simplesmente divertido: uma publicidade que se quer educativa às gentes de Mueda, mas dirigida aos habitantes de Pemba. É como quem diz, publicitar por publicitar, não com o objectivo de atingir o alvo. O mesmo que dizer por dizer!
- PEDRO NACUO