UM monumento em memória do saudoso Presidente Samora Moisés Machel, acaba de ser erguido na praça da Independência, no centro da cidade do Chimoio.
O memorial, cujas obras iniciaram nos finais do ano passado, está a ser edificado pelo Conselho Municipal da Cidade do Chimoio, com apoio da Direcção Provincial da Educação e Cultura e deverá ser inaugurado oportunamente, numa cerimónia que contará com a presença, no Chimoio, do Presidente da República, Armando Guebuza.
As obras do empreendimento estão avaliadas em cerca de três milhões de meticais e foram financiadas por fundos do Estado, através da Direcção Provincial da Educação e Cultura de Manica. Segundo revelou há dias, Raul Conde Marques Adriano, presidente do Conselho Municipal da capital provincial de Manica, o projecto, que vem decorrendo desde Novembro do ano passado, está sendo executado por Cutenda Irombo, uma empresa nacional que venceu o concurso de adjudicação do empreendimento que pretende materializar em pedra e ferro a figura emblemática do primeiro Presidente da República Popular de Moçambique.
Do valor em referência, de acordo com a fonte, 1.8 milhão serão desembolsados para atender a componente de edificação da base e o remanescente vai ser aplicado na aquisição da respectiva estátua metálica, que está neste momento a ser fabricada por uma empresa especializada na república norte-coreana.
- VICTOR MACHIRICA