Para garantir a realização das manifestações populares
A garantia veio do próprio presidente Afonso Dhlakama
As manifestações populares há muito anunciadas pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vão contar com a participação de homens armados, visando confrontar a Polícia, em caso de reacção violenta dos homens da lei e ordem, assegurou o líder da Renamo na sua recente passagem pela província de Manica.
Dhlakama esteve na província de Manica a semana passada para reafirmar que “as manifestações irão ocorrer ainda este ano”.
O presidente da Renamo vem ameaçando desde há vários anos que irá responder às “fraudes” eleitorais com “manifestações”, mas essas tais manifestações nunca aconteceram. Todas as vezes que ameaça nada acontece pelo que caiu num total descrédito.
Esteve “acantonado” em Nampula vários anos sem se deslocar, com a sua residência na Rua das Flores cercada por forças especiais da Polícia da República de Moçambique. Recentemente encontrou-se em Nampula pela primeira vez com Armando Guebuza desde que este é presidente da República. Ficou-se então com a ideia que todas as ameaças tinham sido ultrapassadas, chegando a opinião pública a voltar a referir que mais uma vez Afonso Dhlakama “recebeu dinheiro do governo da Frelimo para se calar”. Depois do encontro com Guebuza, o presidente Dhlakama iniciou um périplo pela zona centro do País. Esteve na Beira onde se reuniu com quadros do seu partido e dai veio a Manica.