O escritor e jornalista do Canal de Moçambique, Adelino Timóteo, venceu o prémio literário BCI, com uma compensação monetária de 200 mil meticais. Timóteo concorreu com a obra poética “Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida” que foi distinguindo como a melhor obra editada em Moçambique por um autor moçambicano em 2011.
“Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida” é uma obra poética de 48 páginas com um valor estético-literário pautado por um lirismo grego-latino, um lirismo clássico de Luis Vaz de Camões.
O Presidente do Júri, Ungulani Ba ka Khosa justificou a distinção da obra dizendo que nela “o autor manter acesa a prosa poética no meio literário nacional, não muito explorado no país. A obra vencedora sustenta de forma particularmente sublime na fértil imaginação que vem guiando a escrita do autor, e espera-se que esta obra sirva de catalisador da escrita (imaginativa e crítica) e leitura do género, cuja afirmação, outrora exuberante, tende a “apagar-se” no espaço literário moçambicano.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/21220-adelino-timoteo-vence-premio-bci-de-literatura-2011.html