O DISTRITO de Chibabava, a sul da província de Sofala, celebra no próximo domingo, dia 29 do corrente mês, 40 anos de elevação àquela categoria, numa altura em que as autoridades distritais estão bastante preocupadas com o mercado de ananás, cuja produção nesta época ultrapassou os níveis de fartura.
O administrador distrital, António Januário, disse à Reportagem da nossa Delegação da Beira que a projectada fábrica de sumos daquela cultura ainda continua um sonho do Governo local, porquanto a produção não encontra mercado suficiente para a sua absorção.
Uma das soluções para o mercado tem sido a promoção de feiras, tal como vai acontecer no próximo domingo na região de Muxungue, onde terão lugar as cerimónias de celebração dos 40 anos de elevação à categoria do distrito, cujo acto deverá ser dirigido pelo governador provincial, Carvalho Muária.
“A produção de ananás ultrapassou, em grande medida, as metas previstas e, sendo assim, os produtores não conseguem vender toda a sua produção”, disse Januário. Explicou que devido à falta de mercado, tanto os produtores como os revendedores informais são obrigados a baixar o preço de compra e venda de modo a conseguirem comercializar maior quantidade. Mesmo assim, disse, o ananás continua a não ter saída, o que coloca principalmente os camponeses bastante preocupados.
Indagado sobre a projectada fábrica de sumos de ananás que estava prevista para aquele distrito, concretamente em Muxúnguè, aquele governante disse não dispor de muita informação sobre o assunto uma vez que envolvia privados. Contudo, assegurou que continua sendo preocupação do Governo uma vez que será uma das soluções para o mercado daquela fruta.
Quanto às festividades, o distrito vem-se preparando há uma semana, com a realização de diversas actividades entre recreativas, desportivas e culturais, bem como o plantio de árvores de sombra e de fruta, limpeza aos locais públicos, históricos, entre outras acções. Está previsto um intercâmbio desportivo entre equipas femininas de Chibabava e do vizinho distrito de Machaze, na província de Manica, na modalidade de futebol.
- ANTÓNIO JANEIRO