— Tagir Ássimo Carimo, novo edil no acto de tomada de posse
O novo edil de Pemba, Tagir Ássimo Carimo, candidato da Frelimo eleito no sufrágio intercalar de 7 de Dezembro, exortou os munícipes e todas as forças vivas da sociedade que se unam em torno da visão e missão de desenvolvimento da urbe, vencendo os desafios que se colocam pela frente. “Vamos fazer de Pemba o melhor lugar para se estar e viver, um lugar onde reine harmonia, concórdia e paz” – declarou. Falando no acto solene de transmissão dos poderes do presidente interino ao novo edil, Tagir assumiu publicamente o comprometimento de “ tudo fazer para cumprir com as promessas feitas durante a campanha eleitoral, respeitando o trabalho iniciado pelo seu antecessor, imprimindo uma nova dinâmica através de presidência e governação aberta e participativa, estabelecimento de parcerias para a exploração das potencialidades e oportunidades disponíveis”.
Reafirmou que durante o seu mandato primará pela abertura, auscultação, diálogo, inclusão, participação e maior envolvimento dos munícipes na implementação do programa de governação.
Tagir Ássimo Carimo, empossado pelo presidente da Assembleia Municipal de Pemba, que vinha desempenhando as funções de presidente substituto do Conselho Municipal, na sequência da renúncia do ex-edil Sadique Ássamo Yacub, por alegados motivos de doença, disse esperar o apoio e contribuição de todos na realização de várias tarefas e actividades que possam impulsionar o desenvolvimento da cidade capital de Cabo Delgado.
O momento serviu igualmente para Tagir dirigir uma palavra de apreço e respeito, em reconhecimento à atitude e comportamento democrático dos outros concorrentes no sufrágio intercalar de 7 de Dezembro, que demonstraram uma convivência política pluralista saudável durante a campanha eleitoral, apelando que este gesto seja continuado durante o seu mandato.
Entretanto, o candidato derrotado pelo MDM, Ássamo Tique, presente no acto sem convite formal, disse ao “Diário de Moçambique” que ele e o seu partido estranharam o sucedido, mas garantiu que como munícipe irá contribuir para o crescimento integral da cidade de Pemba, ao mesmo tempo que criticou o elevado índice de abstenções nas últimas eleições intercalares.
Tique acredita nas mudanças que ocorrerão nas eleições autárquicas de 2013, se os munícipes forem sensibilizados a ir em massa às urnas, pois em democracia a expressão e a vontade individuais dos governados são manifestadas através de voto.
Por sua vez, o governador de Cabo Delgado, Eliseu Machava, no seu discurso proferido no acto de tomada de posse do novo edil de Pemba, elegeu alguns desafios que devem ser atacados pelo conselho municipal, à cabeça do qual se encontra agora Tagir Ássimo Carimo, nomeadamente o melhoramento dos níveis de abastecimento de água, a limpeza da cidade, remoção de resíduos sólidos, abertura de valas de drenagem, melhoramento das vias de acesso e ordenamento territorial.
DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE – 31.12.2011