A nação portuguesa curva-se hoje para celebrar os setenta anos do rei Eusébio. “Pantera Negra” ou Eusébio da Silva Ferreira, completa hoje 70 anos de idade e já lá vão boas dezenas de anos que não entra num relvado para jogar à bola como profissional, mas ninguém o esquece por aquilo que fez enquanto atleta do desporto rei.
O menino nascido no pobre bairro de Mafalala, na cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo) a 25 de Janeiro de 1942, atingiu o topo de futebol mundial. Por ter nascido e jogado no período colonial, Eusébio nunca representou a selecção moçambicana, sendo por isso considerado futebolista português, a ex-potência colonizadora de Moçambique.
Hoje é considerado um dos melhores jogadores de sempre da história pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), por especialistas e fãs.
Eusébio ajudou a Selecção Nacional Portuguesa a alcançar o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, tendo sido o maior marcador da competição (recebeu a Bota de Ouro), com nove golos (seis dos quais foram marcados em Goodison Park)
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/21201-o-aniversario-do-rei-eusebio.html